Roteiro Caminho das Missões

  • Publicado em: 15/03/2021 às 08:15   |   Imprimir

     Quando fazemos referência à presença missioneira e suas utilizações, sejam elas turísticas ou patrimoniais, é importante salientar que esta envolve um conjunto de relações plurais entre o passado e o presente. Um exemplo disso é o "Caminho das Missões".

 
O "Caminho das Missões" propriamente dito é um roteiro turístico-cultural, incluso na “Rota Missões”. Este roteiro interliga as antigas trilhas originais missioneiras que eram percorridas por jesuítas e guaranis entre as reduções. 
 
O projeto do roteiro turístico-cultural Caminho das Missões foi criado em 1999 por quatro sócios da Operadora de Turismo “Caminho das Missões”, porém somente em 2002 o primeiro produto turístico foi lançado.
 
Primeiramente a Operadora contava com produtos incluindo somente as Missões do Rio Grande do Sul, com um trajeto que ia de São Miguel das Missões até Santo Ângelo, no ano posterior foi incluído o trajeto de São Borja até Santo Ângelo e após sucessivamente introduziram-se mais municípios no Caminho até chegar no trajeto de 14 dias, o qual abrange os Sete Povos das Missões, porém todos os itinerários são tarifádos e sob agendamento.
 
 
Em 2012 iniciou-se a internacionalização do Caminho das Missões, incluindo na rota a Argentina e o Paraguai, buscando assim promover uma união entre os povos missioneiros e também fomentar o turismo no Mercosul.
 
Em 2020 o Caminho das Missões recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (Prêmio Rodrigo) por iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural.
 
Diante das reflexões mencionadas, é necessário percebermos que o patrimônio cultural põe em circulação bens culturais de extrema importância no mercado de bens simbólicos. 
 
 
Essa aba foi criada em parceria com o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), juntos à Linha de Pesquisa Comunicação para a Indústria Criativa, através do componente Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I).