ARQUIVO HISTÓRICO AUGUSTO CESAR PEREIRA DOS SANTOS

  • Publicado em: 28/06/2019 às 12:06   |   Imprimir

  ARQUIVO HISTÓRICO AUGUSTO CESAR PEREIRA DOS SANTOS

 
            Criado pela lei 2.202 de 23 de março de 1993 é um LUGAR DE MEMÓRIA  que é responsável por custodiar documentos produzidos pela administração municipal, desde a sua emancipação em 1873, além de receber, classificar documentos e fotos doados por várias pessoas da comunidade, 
        Abriga um acervo imenso e variado, caracterizado por: mapas de Santo Ângelo e região, plantas, livros sobre a história da cidade, exemplares de jornais antigos, como o jornal A Semana de 1925, manuscritos produzidos pelo patrono do Arquivo , senhor Augusto Cesar Pereira dos Santos. Este acervo serve de fonte de pesquisa  principalmente por escritores , estudantes  para fazer suas monografias, dissertações e teses com temas  da história política, econômica, social e cultural do nosso município. 
Na foto observa-se a Casa da Banha, localizava-se nos fundos da Casa Ortmann (atual Loja de Calçados Farroupilha ), na rua Marquês do Herval, esquina com a rua 25 de julho.
 
Neste momento além de fazer o trabalho de atendimento, classificação, leituras, identificação de fotos e documentos, trabalho estes permanentes estamos digitalizando o nosso acervo para poder disponibiliza-lo e agilizar as pesquisas.
             Estamos localizados junto a Secretaria de Cultura, na rua 3 de outubro, 800 em frente ao fórum. Esperamos a sua visita.